Facebook YouTube Contato

Boi manso é que derruba porteira ou ACM profeta

“Boi manso é que derruba porteira”, comenta minha Neguinha, de olho no julgamento do TSE. O ministro Herman Benjamin já ganhou a batalha. E Michel Temer já perdeu. Tanto faz o resultado.

Confesso que a aparência me enganou. Ao tomar conhecimento da figura do juiz, lembrei daquele outro que rosetou pela Guanabara com o Porsche do Eike Batista. Naqueles dias o X-man tinha perdido a pródiga peruca em Bangu e imaginei que tivesse sido extraviada para Brasília. Preconceito meu. Preciso ajustar o Oscar Wilde do meu ego.

Benjamin já ganhou porque entrou para a História. Se vier o quatro a três, ficará em negrito. A água sempre esguicha mais forte com pressão contrária. E mais distante mas não menos importante, sua entrada “faceira, não vaidosa”  para os livros, renderá ao Gilmar Mendes uma polegada extra de beiço.

Temer já perdeu porque ficou sem uma saída honrosa. Cassado pelo TSE ele poderia fazer qual sua companheira Dilma e criar uma narrativa de golpe, de perseguição, de ter sido punido pelo que não controlava. Ela tenta com as pedaladas, ele poderia tentar com o caixa petista – ainda que até os índios não contactados da Amazônia saibam que ele também pedalou e ela também é responsável pelo caixa.

Alguém há de dizer: fácil falar quando não é você que está na iminência de trocar o Jaburu pela Papuda. Ora, o que separa a viagem de Temer não são dezoito quilômetros. É o tempo. Mais cedo ou mais tarde ele cumpre o périplo. Com um discurso de inocência na bagagem, minimamente teria algo em comum com os colegas para puxar assunto no banho de sol. Quem vai ao cinema sabe que são todos inocentes.

Como disse o Benjamin, não dá para bancar o coveiro de prova viva. Dificilmente conseguirá convencer os quatro pares que disputam as alças do caixão. E que ainda serão assombrados pelas delações de Lucio Funaro, Rocha Loures (peruca?), Antonio Palocci, talvez Eduardo Cunha, quem sabe Henrique Alves.

Antonio Carlos Magalhães sempre foi engraçado. O que a gente não sabia é que também foi profeta quando apelidou Temer de Mordomo de filme de terror.

Atualização, 21h45: Dois dos três ministros do STF, Rosa Weber e Luiz Fux, votaram pela cassação da chapa Presidenta-Presidento. Lá no STF Temer é investigado por corrupção passiva, organização criminosa e obstrução da Justiça e deve ser denunciado pela PGR na semana que vem. Lá também votam Marco Aurélio, Barroso Celso de Melo, Lewandowski, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e a presidente Carminha. E não pela cassação da chapa, mas se Michel Temer é criminoso. Façam suas apostas.

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
Comentários desativados  comments