Facebook YouTube Contato

Oswaldinho e O Alienista

-       Muito prazer. Osvaldo Lara Vidigal. Todo Lara é louco, todo Vidigal é ladrão.

Contam que o lendário pandego Oswaldinho Vidigal se apresentava assim, para horror da nobiliarquia paulista.

Ficou famoso, entre outras façanhas, por ferver a piscina da Sociedade Harmonia de Tênis com quilos de Alka Seltzer, confundir o diabo Sérgio Paranhos Fleury botando fogo no toldo da boate Hippopotamus, criar uma praia com areia do Guarujá num caminhão basculante e desfilar saudando amigos e parentes durante o horário normal de expediente na rua Boa Vista.

O motivo dele estar mais uma vez nesta página vai além da nostalgia. Não de tudo daquele tempo que mal conheci, mas dessas figuras capazes de sacudir os alicerces, fazer chacrinha, confundir para explicar.

Na época dos fatos alternativos nos falta um Oswaldinho. Uma de suas histórias serve bem como antídoto para um boato que navega pelo whatsapp, espalhando que o filho de um famigerado canalha (não, não são adjetivos redundantes) teria sido recusado na matriz americana de uma escola chique que ainda será inaugurada em São Paulo.

Lá na “great America” tem disso. Até condomínios soltam bola-preta. Um roteiro brilhante do Russel Gewirtz, O Plano Perfeito, que foi à telona com direção do Spike Lee, trata essencialmente do tema – e da hipocrisia que o sustenta.

Pois o Oswaldinho chegava ao clube Samambaia, exclusivíssimo, acompanhado de algumas moças vestidas com meia arrastão, minissaia, batom vermelho. Naquele tempo a indumentária também era, digamos, exclusivíssima. Ao que porteiro, gato-escaldado, acusou:

-       Seu Oswaldo, perdão, mas essas moças são suspeitas.

-       Não, meu caro. Essas são putas mesmo, eu garanto. Suspeitas são as convidadas.

Fico imaginando as escolas, clubes, condomínios, igrejas fantasma que se formariam se a regra passasse a valer sem fraternidade. Vou aproveitar o frio que volta para reler O Alienista.

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
Comentários desativados  comments