Facebook YouTube Contato

Notas Soltas – Dois palitos

Escrevi recentemente que a gente demora para fazer as coisas. Da abolição da escravatura falei quarenta anos. O Elio Gaspari corrigiu para 50. Mas lembrou que a tramitação do projeto levou 64 dias. E por falar nesse número também lembrou que o Parlamentarismo em 1961 só precisou de uma PEC e 48 horas para ser instituído. Fato. Mas em 1963 o Presidencialismo estava de volta e o ano seguinte foi 1964. E até hoje não nos livramos do Complexo de Sinhazinha.

Hoje li em algum lugar que uma comissão qualquer aprovou recall para presidente da República. Um opcional que no Presidencialismo só pode ser entendido como a vontade de eternizar a crise atual. No Parlamentarismo é item de série.

Será que a gente é parlamentarista e não sabe? Já achei que sim e a Folha publicou. Pessoalmente sigo convicto. Mas tenho minhas dúvidas sobre a vontade geral da Nação.

Volto ao assunto olhando para a reforma política. A regra eleitoral do ano passado não tem como funcionar em 2018. O prazo para os ajustes é setembro. Julho tem recesso. E o Congresso só pensa numa muito escura viatura. Vão fazer tudo em dois palitos, nesse clima? Pesadelo. Acorda, amor.

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
Comentários desativados  comments