Facebook YouTube Contato

Jornal Nacional e os presidenciáveis

É preciso reconhecer: Bolsonaro foi bem no JN. Não que tal comportamento sirva de exemplo para outros candidatos e nem mesmo para qualquer pessoa. Mas é como ele construiu sua imagem e o fato é que lidera as pesquisas de intenção de voto nos cenários sem Lula, com seguidores tão fiéis e engajados quanto os de Lula e inclusive uma porção em comum. Pois é.
Se do candidato não era de se esperar outra postura, a mesma coisa não pode ser dita dos âncoras do jornal mais importante da TV brasileira, assistido por setenta milhões de pessoas.
Pior: o padrão foi estabelecido na segunda-feira com Ciro Gomes e, pelo princípio da isonomia, não pode mudar com os próximos entrevistados. Sim, o estado policial que vigora no Brasil foi adotado pelo jornal mais relevante do país. É lamentável. Para além disso o que pode ser? Chamar o Datena para âncora?
O ponto alto tanto de Ciro quanto de Bolsonaro foi a tentativa de mostrar ao Brasil seus cadernos-plataforma, respectivamente SPCiro e “kit-gay”. Que o primeiro seja uma proposta e o segundo só uma reação, não conta. É o que cada um tem a oferecer em troca de votos e puderam desenvolver os argumentos. Competentíssima, a equipe técnica não permitiu a exibição física em nenhum dos casos, trocando o enquadramento de cena.
O ponto baixo do JN foi o final, quando mais uma vez perguntaram ao candidato sobre sua admiração pela ditadura militar. Como em outras questões, Bolsonaro respondeu atacando, e de novo citando Roberto Marinho.
Seria bom que o William Bonner assistisse à Rede TV. Ou pelo menos o debate entre os presidenciáveis lá realizado. Talvez aprendesse que é o jeito, não a força, o caminho contra a violência. Assim, ao ataque contra o Doutor Roberto, poderia responder: “Sim, as Organizações Globo apoiaram o golpe de 1964 e a ditadura militar, mas entendemos que foi um erro grave, nos arrependemos e tivemos a decência de reconhecer e pedir desculpas. O senhor gostaria de aproveitar a oportunidade para fazer o mesmo?”
 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
2 Comments  comments 

2 Respostas

  1. Celina

    Perfeito.Adoro ler vc !!!!!