Facebook YouTube Contato

Temer preso e o timing da Lava Jato

O ex-presidente Michel Temer acaba de ser preso em sua casa no Alto de Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo. Seria prisão preventiva, sem prazo definido para terminar.

Coronel Lima, pescador que incorporou o bagre-ensaboado enquanto pôde, escorregando das mãos da Justiça, também caiu na rede.

Tudo desdobramento da Lava Jato e previsto em larga escala por qualquer pessoa sensata. Ainda assim, o tempo salta aos olhos e parece reação.

A República de Curitiba foi enquadrada pela PGR Raquel Dodge depois de criar uma fundação bilionária, de direito privado, com o dinheiro da Petrobrás. De uma multa paga nos EUA, acertou-se que R$ 2,5 bilhões iriam para “autoridades brasileiras”, o equivalente a ¼ do que a reforma da previdência dos militares –  que por sinal também são autoridades – deve economizar em dez anos.

Fortuna que deveria ser do Tesouro – aliás, como aconteceu com o quinhão que ficou com os americanos. Mas no Brasil foi depositada numa agência curitibana da Caixa Econômica em nome do Ministério Público Federal.

Anteontem à noite, em nova extrapolação de funções, o ministro Sérgio Moro, estrela-guia da Lava Jato, cobrou do presidente da Câmara Rodrigo Maia o andamento de seu pacote anticrime, e a réplica veio ontem num presta atenção inédito. Maia disse que “o funcionário do presidente Bolsonaro”, tendo alguma demanda, deve falar com o chefe, e que a prioridade combinada com o Governo é a Reforma da Previdência, não holofotes para o ministro-estrela.

Entre os presos que a Lava Jato fez hoje está Moreira Franco, sogro de Rodrigo Maia. Também previsto. Quando a turma do pudim ascendeu e fez o diabo para se manter, inclusive intervenção federal militar no Rio, escrevi o seguinte: Angorá que sobe morro, vira pandeiro. Ainda assim não creio que seja prudente ignorar o timing de Curitiba.

Resultado parcial no Brasil: dois ex-presidentes da República presos e, no Rio de Janeiro, cinco governadores. Palpite: o placar será ampliado e não demora. A presidenta, que dorme de sapatos, pode passar a dormir sentada e perto da porta.

 

 

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
Comentários desativados  comments