Facebook YouTube Contato

TALVEZ NO GRITO

Luís Fernando Veríssimo nos ensinou que só devemos gritar com quem está correndo risco de vida. Exemplo: “OLHA O TUBARÃO!”.

Aprendi a lição, tenho certo êxito no exercício desde então e hoje vou estende-la para “ou com quem está botando em risco a vida alheia”. Então como na linguagem das redes sociais caixa alta é grito, lá vai:

NÃO SAIAM DE CASA PARA NADA SUPÉRFLUO! É DESAGRADÁVEL, EU SEI, MAS TODA ESTA FREGUESIA MORA EM RESIDÊNCIAS CONFORTÁVEIS, COM WI-FI, TV A CABO, NETFLIX, QUIÇÁ BONS LIVROS. COMO UM AMIGO COMENTOU, COLOQUEM-SE NO LUGAR DE QUEM MORA NUM QUARTO E SALA COM DUAS CRIANÇAS, UM IDOSO E SEM AR-CONDICIONADO. PESARÁ MENOS.

AO QUE TUDO INDICA O NOVO CORONA VÍRUS CHEGOU AO BRASIL IMPORTADO DA ITÁLIA, NO ORGANISMO DE UM SENHOR QUE POR LÁ FOI APROVEITAR AS FÉRIAS. SE ESPALHOU NUM CASAMENTO GRANFINO NA BAHIA. E DEPOIS A BORDO DO AVIÃO PRESIDENCIAL ENTRE OS MEMBROS DA COMITIVA, GANHANDO BRASÍLIA. FOI A FASE DE TRANSMISSÃO INDIVIDUAL, QUANDO AINDA É POSSÍVEL ACOMPANHAR A CADEIA DE CONTAMINAÇÃO.

AGORA, PELO MENOS EM SÃO PAULO E NO RIO, JÁ ESTAMOS NA FASE DA TRANSMISSÃO CHAMADA COMUNITÁRIA, QUE É QUANDO SE PERDE O CONTROLE DOS CAMINHOS DA EPIDEMIA, ISTO É, ESTAMOS A UM PASSO DA PANDEMIA.

PARA AGRAVAR O QUADRO AMANHÃ É DIA ÚTIL, E APESAR DE DIVERSAS ENTIDADES E EMPRESAS PRUDENTEMENTE TEREM CANCELADO ATIVIDADES, HAVERÁ MAIOR CONTATO ENTRE AS PESSOAS, NOTADAMENTE OS MAIS ESTRATOS MENOS FAVORECIDOS, OBRIGADOS AO TRANSPORTE COLETIVO, DEPENDENTES DO SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE (que bem ou mal pelo menos existe), E QUE TÊM EMPREGOS OU FAZEM TRABALHOS QUE NÃO PODEM SER REALIZADOS DE FORMA REMOTA. GENTE QUE TRABALHA E MORA COM MUITO MAIS CONTATO PESSOAL. NÃO SE ENGANEM: VAI ESCALAR.

HAVERÁ DOR, SOFRIMENTO, MORTE. HAVERÁ QUEBRADEIRA TAMBÉM, ESPECIALMENTE DE PESSOAS FÍSICAS QUE TRABALHAM POR CONTA PRÓPRIA E NOS SETORES QUE JÁ FUNCIONAM COXOS DEPOIS DE CINCO ANOS DE RECESSÃO (2) E CRESCIMENTO PÍFIO (3). COM EFEITO, TEREMOS MAIS DESEMPREGO E, AO CONTRÁRIO DE QUANDO A FARIA LIMA VAI BEM MAS OS RESULTADOS NÃO CHEGAM AO DIA-A-DIA DAS PESSOAS COMUNS, O INVERSO NÃO É VERDADEIRO: QUANDO A ECONOMIA COLAPSA NO ANDAR DE BAIXO, O BARULHO, COMO SEMPRE, SOBE LOGO PARA O ANDAR DE CIMA, QUE JÁ PASSOU UMA SEMANA TERRÍVEL E TERÁ MAIS ALGUMAS. SENÃO MESES.

O QUE AS NAÇÕES MAIS AFETADAS ENSINAM É QUE A REAÇÃO VEM PELA MÁXIMA CLÁSSICA DA MEDICINA: ANTES PREVINIR DO QUE REMEDIAR.

O MINISTÉRIO DA SAÚDE MERECE PARABÉNS PELO ESFORÇO QUE VEM FAZENDO. TRABALHA COM INFORMAÇÃO SÉRIA, NEGOCIA COMPRA DE INSUMOS COM A CHINA QUE É A MAIOR PRODUTORA, TROCA EXPERIÊNCIAS COM OUTROS GOVERNOS.

JÁ O PRESIDENTE DA REPÚBLICA REMA EM SENTIDO OPOSTO. ANTE A POSSIBILIDADE QUE AINDA RESTA DE ESTAR INFECTADO, E A EVIDENTE DE PODER INFECTAR OU VIR A SER INFECTADO, COMPARECEU ÀS MANIFESTAÇÕES GOLPSTAS QUE CONVOCOU, DEPOIS DESCONVOCOU, E HOJE PELA MANHÃ INSUFLOU NAS REDES SOCIAIS. CUMPRIMENTOU APOIADORES, FEZ SELFIES, SAUDOU MANIFESTANTES QUE PEDIAM DITADURA.

O MINISTRO DA ECONOMIA, INVÉS DE TRABALHAR, FALA EM REFORMAS CONTRA O CORONAVÍRUS E SE METE ONDE NÃO É CHAMADO, COMO SEMPRE CHUTANDO SEM OLHAR PRA ONDE, DIZENDO QUE “COM 3, 4 OU 5 BILHÕES A GENTE ANIQUILA O CORONAVÍRUS”. É O CEBOLINHA DE SEMPRE, COM SEUS PLANOS INFALÍVEIS.

PARA NOSSA SORTE TEMOS ECONOMISTAS SÉRIOS QUE TRAVAM BOM DEBATE, TODOS DEFENDENDO RECURSOS EXTRA PARA MINIMIZAR O IMPACTO. LEIAM MÔNICA DE BOLLE, FELIPE SALTO, LAURA CARVALHO, ANDRÉ LARA RESENDE. SEJA COM REVISÃO DA PEC DO TETO OU ACIONAMENTO DE DISPOSITIVOS DESTA QUE PERMITEM INVESTIMENTO EXTRAORDIÁRIO, TODOS CONCORDAM NO DIAGNÓSTICO: PRECISAMOS BOTAR DINHEIRO PARA DIMINUIR O SOFRIMENTO DA POPULAÇÃO.

CIENTISTAS, TÃO ATACADOS PELA ONDA NEGACIONISTA QUE CONTESTA VACINAS, PESQUISAS E ATÉ SE A TERRA É REDONDA, ATACA A UNIVERSIDADE COM IMPROPÉRIOS E CORTE DE VERBAS, MERECEM MUITOS APLAUSOS. DESTAQUE PARA JAQUELINE GOES DE JESUS, ESTER SABINO, INGRA MORALES CLARO E EQUIPES DOS INSTITUTOS DE MEDICINA TROPICAL DA USP E ADOLFO LUTZ, QUE SEQUENCIARAM O GENOMA DO CORONAVÍRUS 48 HORAS DEPOIS DA CONFIRMAÇÃO DO PRIMEIRO CASO. RECORDE MUNDIAL.

NINGUÉM PRECISA ESTOCAR NADA. NO SUPERMERCADO, UM DIA NÃO TINHA FEIJÃO. DOIS DIAS DEPOIS, LÁ ESTAVA ELE. O ABASTECIMENTO ESTÁ FUNCIONANDO.

INDIVIDUALMENTE NÃO PODEMOS FAZER MUITA COISA ALÉM DE HIGINENE, RESTRINGIR AO MÁXIMO QUALQUER CONTATO SOCIAL E SE DISPOR A AJUDAR QUEM ESTIVER PRECISANDO. O SIGNIFICADO DISSO, COMENTOU UMA AMIGA QUERIDA QUE PROCURA O LADO BOM EM TODAS AS COISAS, É AMOR AO PRÓXIMO, RESPEITO AO COLETIVO, NOÇÃO DE URBANIDADE.

TEMOS UM PERÍODO GRAVÍSSIMO E INFELIZMENTE INEXORÁVEL PELA FRENTE. FAZER A NOSSA PARTE, PENSANDO NO TODO, É O MÍNIMO.

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
Comentários desativados  comments